3 realidades... um só propósito!

Está informação pode até ser irrelevante mas para facilitar a compreenção de quem sou, pode ser útil saber quem fui e por onde passei; o que não define quem serei!

 

A Vida nos dá os desafíos que precisamos para nos tornarmos em quem temos que Ser!

 

Vou dividir os conhecimentos adquiridos e vividos em 3 níveis; Físico, Mental e Espiritual...

 

Aprendi a lidar com as 3 para poder compreender-me... para me tornar útil a mim mesmo e para melhor servir aos outros e a minha missão de vida!


Ao nível Físico...
tenho formação e dou formação em Artes Marciais como Taekwondo, Defesa Pessoal,Tai Chi Chuan, Chi Kung e outras 

Ao nível Mental,
tenho formação e dou forrmação, Biodanza, sou facilitador e fui o responsável pela abertura das primeiras escolas de Biodanza em Portugal,
tenho formação e dou fourmação em "TANTRA" A Sexualidade Sagrada e o Sagrado da Sexualidade, Sexualidade e o Indivíduo, Sexualidade e os Relacionamento, Sexualidade como veículo de autoconhecimento e cura...
tenho formação e dou forrmação, do Curso Espelho da Vida, sintese das aprendizagens de diferentes Sistemas de Auto Conhecimento e Cura que estudei e vivi ao longo da Vida... 


Ao nível Espiritual...

tenho formação e dou formação, Projeção Astral Consciente...
tenho formação e dou formação, Regressão e Progressão Consciênte...
tenho formação e dou formação, em Meditação Activa, Passiva, Transcendental e meditações do Osho...
"aprendi por necessidade e ensino por missão"...

Todas as diferentes técnicas, princípios ou sistemas nada mais são do que diferentes formas de linguagem para atingir um só objetivo...
"o equilíbrio entre Corpo Mente e o Espírito!"

Inteligência Espiritual... 

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência, que coloca nossos actos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efectivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas acções.

 

De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?

Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

 

Qual a diferença entre QE e QS?

É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um génio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milénio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

 

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.

Segundo ela, essas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo

2. São levadas por valores. São idealistas

3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade

4. São holísticas

5. Celebram a diversidade

6. Têm independência

7. Perguntam sempre "por quê?"

8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo

9. Têm espontaneidade

10.Têm compaixão